Minhotos Marotos

Minhotos Marotos

Gratidão é a melhor palavra para definir o nosso sentimento mais forte. Ninguém faz tudo sozinho! Ao longo destes anos conhecemos inúmeras pessoas que nos ajudaram a crescer, que acreditaram neste projeto, que alimentaram os nossos sonhos. Esta página é para ti que procuras saber mais sobre nós.

 

1999

Com apenas 8 anos, a vimaranense Cláudia Martins iniciou a sua aventura musical, aprendendo a tocar concertina e um ano depois envolveu-se no mundo das cantigas ao desafio.

Em 2001 pertenceu a um grupo familiar, designado “Amigos de Guimarães”. Em 2005, fez parceria no duo “Tiago & Cláudia” experiência que a enriqueceu em termos pessoais e profissionais. Nesta altura começou a escrever as suas próprias letras.

 

2000

Cláudia grava o primeiro tema, uma Desgarrada com o seu tio Jorge Martins e Adília de Arouca – “Duas para assapar no Martins”. Torna-se a mais jovem cantadeira ao desafio na altura.

 

2006

Com apenas 15 anos, com total domínio da Concertina e após muitas solicitações,Cláudia abre a sua própria escola de Concertinas, dando aulas a mais de 40 alunos.

 

2008

As suas enormes potencialidades deram lugar aos convites para apresentar o seu trabalho junto das Comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo. Em simultâneo percorre o país de lés a lés com espetáculos.

Estreia-se em televisão atuando no programa “Você na TV” da TVI.

 

2009

Decide arriscar e formar o seu próprio projeto: Minhotos Marotos. O nome nasce fruto da fusão de dois aspetos essenciais: primeiro como homenagem à região que a viu nascer e, por outro lado, por duplo sentido das palavras que compõem as suas canções.

Neste mesmo ano lança o seu primeiro disco intitulado “Minhotos Marotos”, onde popularizou a música “Marotos”. O álbum de estreia foi um grande sucesso em Portugal e no estrangeiro, levando Cláudia Martins a realizar vários espetáculos por todo o mundo.

O tema “Compra-me frutas e legumes” faz parte da banda sonora da telenovela “Destinos Cruzados” da TVI.

 

2014

Passados 5 anos, os Minhotos Marotos já com 5 álbuns no mercado, comemoram a data com grande espetáculo no Multiusos de Fafe, de onde resultou a gravação do primeiro DVD.

 

2015

Cláudia Martins é distinguida com o título Artista de Ouro atribuído pelo Blogue D’Ouro, como a mais jovem artista no género Popular.

 

2016

O álbum “Faz Beicinho” conquista o Disco de Ouro, por vendas superiores a 7.500 unidades.

 

2017

De uma situação inesperada, resulta a Desgarrada à GNR. Em plena A3 Cláudia Martins é apanhada pelo radar em excesso de velocidade. Pagou a multa e de seguida cantou para a GNR. O momento foi captado por um telemóvel e rapidamente se tornou viral, atingindo perto de 7 milhões de visualizações.

Este foi o ano que o nome do grupo sofreu um “restyle”, passando-se a chamar Cláudia Martins & Minhotos Marotos.

 

2018

O tema “Segura-me no Saco” faz parte da banda sonora da telenovela “A Teia” da TVI.

 

2019

Por forma a celebrar os 10 anos de carreira, Cláudia Martins idealizou e levou a cabo um megaevento – Arraial Maroto. O palco escolhido foi o Multiusos de Guimarães e foi uma festa verdadeiramente popular e inovadora no panorama musical português. O espetáculo foi gravado para ser editado em DVD.

Também neste ano estreou Cláudia Martins na rádio enquanto comentadora. “5 minutos marotos com… Cláudia Martins” foi uma rubrica de grande sucesso no horário nobre da Rádio Onda Viva.

Ainda neste ano o álbum “Segura-me no Saco” conquistou o Disco de Ouro, por vendas superiores a 7.500 unidades.

 

2020

Neste ano diferente, marcado pela pandemia por Covid-19, surgiu um novo Álbum, em parceria com Paulino Brasileiro, “Portugal e sua Formação, cantado à desgarrada”. Um trabalho que retrata a história de Portugal, desde o condado Portucalense, até à Implantação da República Portuguesa.

Ainda em tempo de confinamento, propôs um vídeo para as redes sociais da desgarrada “Juntos contra o covid-19”, com Saul Ricardo, Augusto Canário, Sons do Minho, Adília Ribeiro, Cristiana Sá, Liliana Oliveira e Paulino Brasileiro.

Ainda em 2020 a banda foi convidada pelo Ministério da Agricultura para elaborar uma campanha de valorização do produto nacional.

 

2021

Cláudia Martins lançou o EP “Com ele na boca”. Após um interregno de quase dois anos, consequência da pandemia por Covid-19, a banda minhota regressou aos palcos. Ainda em dezembro desse ano, Cláudia Martins foi uma das juradas do concurso Acordeão D’Ouro, na Praça da Alegria da RTP1. Ao longo de várias semanas, e com a apresentação de Sónia Araújo e Jorge Gabriel, o concurso mostrou o talento de vários acordeonistas e concertistas de todo o país. Na mesa de jurados, estavam ainda Tiago Silva e Tino Costa.

 

2022

“Tradição Amor & Marotice”, o 18.º álbum de Cláudia Martins & Minhotos Marotos, foi lançado em julho e conta com 11 temas, da autoria de Cláudia Martins, e várias participações especiais de Rosinha, Augusto Canário e Filipe Gachineiro.

Em novembro a música “Oh diabo” surgiu no âmbito da ‘Expo Diabólica – Uma Expressão da Cultura Popular’, uma exposição de várias peças de olaria representativas do demónio e um conjunto de ilustrações, que esteve patente no Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães e na Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto, em parceria com Capela Miguel.

Em dezembro saiu “Estrelinha”, um single que Cláudia Martins & Minhotos Marotos lançaram, em parceria com a dupla sertaneja Hugo & Tiago. Esta música, composta por Gabriel Rocha, Leandro Visacre, Lucas Carvalho, foi popularizada por vários artistas no Brasil.

2024

No ano em que se comemorou os 15 anos de Minhotos Marotos, o livro “Desgarradas, Concertinas e Tradições” , escrito por Cláudia Martins, pretendeu homenagear a cultura e perpetuar algumas das histórias vividas ao longo de 15 anos de estrada, mas acima de tudo aproximar o público das tradições.

O livro conta ainda com textos de Augusto Canário, Capela Miguel,DiamantinoRibeiro, Telmo Ribeiro, Cátia Filipe, Filipe Gachineiro e Paulino Brasileiro.

Ainda neste ano celebrativo Cláudia Martins & Minhotos Marotos lançaram o sétimoEP, com três novos temas: “Aponta”, “Manter a tradição” e “Vamos todos à romaria”.  

error: